domingo, 24 de fevereiro de 2008


Mas, afinal, o que é marketing?
Marketing é uma interação, uma troca entre pessoas ou entre pessoas e empresas.
Basicamente, esse é o conceito fundamental do marketing. Pressupõe-se, então, que nesse processo deva exitir, em suas estruturas mais básicas, ética, equilíbrio e satisfação para ambos os lados.
É muito importante a análise crítica antes da iniciação de qualquer troca. Ela deve possuir os atributos acima para se tornar, de fato, atraente e viável. Trocar diamante por livro pode ser justo para uns, porém péssimo negócio para outros.
O grande desafio para pessoas, clientes e empresas é a decifração desse código que - dizemos com certa experiência - revela-se muito mais complexo que qualquer hieroglifo do Egito antigo. Decifrar pessoas é tarefa muito árdua. Afinal, como saber o peso de um diamante e de um livro no coração de cada um?
Ao realizar uma troca, atente-se para isso: o que ofereço possui algum valor para o outro? O que ofereço é relevante? Atraente? Onde está meu diferencial? Nos atributos que ofereço?
O amadurecimento comercial vem justamente quando essas perguntas começam a desabrochar. E desde já alertamos: não repare se em meio a essas dúvidas você descobrir que os seus diamantes ainda são muito brutos e que seu livro ainda está longe de um final feliz. Todo começo de interação é meio dificil...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Com certeza essa frase que tem o Tarzan como personagem principal é antiga, ou seja, já deve ter servido de exemplo pra muita gente, despertando pensamentos indignados, causando revolta nos empresários mais sabidos e desavisados, além de ótimas lições de vida.
Aproveitando essa onda, a frase é para nós - também - lição e bofetada. Um pensamento para não nos perdermos na selvageria do mercado, na pressa de obter resultados e na queda inevitável em todo esse ciclo vicioso, sustentado apenas por alguns cipós... bem velinhos...


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008



Uma vez disseram que a propaganda era a alma do negócio. A Upside vai um pouco além e diz: a criatividade é a alma do negócio.
Criatividade essa que não é usada somente no último estágio do processo de comunicação, ou seja, o contato direto com o cliente, mas administrada, sem prescrição e dosagem limitada, em todo o processo de planejamento. Ou seriam essas idéias maravilhosas frutos de insights solitários, carentes de informação, respaldados por briefings medíocres?
Em todo o processo, confirmamos nós, a criatividade deve reinar. Mais ainda: no início, no meio e no fim do processo de planejamento. Se da fonte não jorrar inovação, a tal da criatividade fica como aquela sacola: querendo gritar, mas com a boca cheia de dedos...

*Foto retirada do site suportexp.wordpress.com

sábado, 16 de fevereiro de 2008

"Planejar é fundamental, porém fazer as ações saírem do papel é o grande desafio. Pela experiência na condução de mais de três dezenas de projetos envolvendo pequenas e médias empresas, não tenho dúvidas de que sai muito mais barato contratar, por um tempo pré-determinado, a experiência de profissionais que, além de proporcionarem uma visão externa, ajudarão a sua empresa a planejar e implantar o que foi sugerido. Então, aproveite o início do ano e comece a planejar." Alessandro Basile.

E olha que nem conhecemos o Alessandro. Portanto, essa ode àquilo que valorizamos e, coincidentemente, à fonte de nossa sobrevivência, merece reflexão. Nada tivemos a ver com tal publicação retirada do site Mundo do Marketing. Se pudéssemos, colocaríamos preciosidades como essa todo dia na web (ou onde fosse). Mas quem sabe um dia... tudo é uma questão de planejamento!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

"O sucesso é uma jornada, não o destino". Ben Sweetland

Inauguramos o blog com essa frase do Ben (nosso amigo íntimo), extremamente pertinente e esclarecedora. Acreditamos que o nosso maior desafio é esse mesmo: desenvolver uma mentalidade de longo prazo em nossos clientes. Não é à toa que a frase acima encerra quase todas as apresentações feitas pela upside.

Você já parou para pensar nisso? A vida da gente é um longo prazo constante...