Mas, afinal, o que é marketing?
Marketing é uma interação, uma troca entre pessoas ou entre pessoas e empresas.
Basicamente, esse é o conceito fundamental do marketing. Pressupõe-se, então, que nesse processo deva exitir, em suas estruturas mais básicas, ética, equilíbrio e satisfação para ambos os lados.
É muito importante a análise crítica antes da iniciação de qualquer troca. Ela deve possuir os atributos acima para se tornar, de fato, atraente e viável. Trocar diamante por livro pode ser justo para uns, porém péssimo negócio para outros.
O grande desafio para pessoas, clientes e empresas é a decifração desse código que - dizemos com certa experiência - revela-se muito mais complexo que qualquer hieroglifo do Egito antigo. Decifrar pessoas é tarefa muito árdua. Afinal, como saber o peso de um diamante e de um livro no coração de cada um?
Ao realizar uma troca, atente-se para isso: o que ofereço possui algum valor para o outro? O que ofereço é relevante? Atraente? Onde está meu diferencial? Nos atributos que ofereço?
O amadurecimento comercial vem justamente quando essas perguntas começam a desabrochar. E desde já alertamos: não repare se em meio a essas dúvidas você descobrir que os seus diamantes ainda são muito brutos e que seu livro ainda está longe de um final feliz. Todo começo de interação é meio dificil...