sexta-feira, 28 de março de 2008

Lá vem a upside...



Ontem, no fórum de moda realizado pela Renata (Abranchs), tivemos uma oportunidade única de divulgar nosso trabalho. Com a própria Renata dando aquela força durante sua palestra, reforçando nosso nome várias vezes, ficou ainda melhor.

Dicas valiosíssimas. Tendências. Amostras. Contatos. Gente bonita. Gente diferente! Coffee break delicioso. Entendemos o significado do nosso slogan, e dessa vez quem experimentou sucesso foi a gente mesmo.
Renata, valeu!




Nós e Renata. Renata e nós.
upside marketing estratégico
Experimente sucesso!

quarta-feira, 26 de março de 2008

A Agência de propaganda Contemporânea, em seu site, divulgou uma lista com 10 dicas bem curiosas a respeito do que eles aprenderam em alguns anos de trabalho. São elas:

. Acredite em você
. Seja uma esponja
. Faça mais, mais, mais
. Aprenda as regras da profissão
. Mergulhe no problema a ser resolvido
. Cuidado com o poder da publicidade
. Não seja gênio
. Trabalhe 24 horas por dia
. Seja honesto, diga a verdade

Louvável a atitude da partilha profissional. Valeu, Contemporânea!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Começando a semana com boas, criativas e polêmicas idéias.
Abaixo, campanha anti-drogas veiculada na faculdade Mackenzie - SP.






terça-feira, 18 de março de 2008

Certas horas, nem a criatividade, marca registrada de todo e qualquer brasileiro, dá jeito.
Geralmente é assim que acontece: os clientes que nunca foram classificados como "vip's", que nunca receberam um tratamento "honesto", sequer uma atenção, são eles que, de fato, mantém uma empresa.
Mas advertimos: um dia eles também cansam...
Recuperar clientes...
...é...
...muito mais...

...difícil...
...que...


...mantê-los.


quarta-feira, 12 de março de 2008




"Jogador do La Coruña promete ficar sem sexo se fizer gol".

Soem as trombetas, toquem as guitarras, espanquem a bateria, liguem os amplificadores, aumentem o volume do microfone. Promessas como essa merecem uma divulgação estarrecedora e mundial.

Realmente aconteceu. A frase acima foi retirada do site o globo.com, dita pelo jogador de futebol Guzmán, do Deportivo La Coruña, time espanhol.

O que realmente intriga não é a promessa em si. Convenhamos... qualquer pessoa com um mínimo de auto-controle consegue a proeza de não ter relações sexuais, mesmo que por poucos dias ou semanas. Acontece, porém, que o tal jogador prometeu um período, digamos, bem ousado: 1 ano!
Imaginemos agora essa realidade no maravilhoso mundo do marketing, que, até onde sabemos, é feito de promessas. "A melhor sensação...", "o produto que deixa você linda", "o shake que emagrece". Ah... as promessas! Cumpridas ou não, o importante é fazê-las.

Realmente podemos levar a sério uma bobagem como essa? Pelo amor de Deus, será possível e viável que um homem no auge de seus 26 anos, em plena forma física, adorado e visto por milhares de pessoas, abstenha-se de sexo durante 365 dias?!

Pois é desse tipo de bobagem que muitas empresas vivem. É desse tipo de promessa absurda e polêmica que grandes empresários fundamentam seus negócios. Nem mesmo o fato de tal promessa gerar repercussões como esse post, por exemplo, pode ser considerado um fato positivo. Uma coisa é certa: hoje todos comentam a notícia (ou a campanha de publicidade); amanhã, o jogador (ou a empresa) será motivo de chacota caso não consiga segurar o passarinho na gaiola.

Portanto, não prometa aquilo que não pode ser cumprido. Ou melhor, não prometa aquilo que para os outros pode ser tido como duvidoso e irreal.

Abaixo, o resultado da pesquisa feita pelo site com os internautas.

Você ficaria um ano sem sexo se fizesse um gol importante, como prometeu um jogador do La Coruña?

Claro que sim, não há nada como marcar um gol! 7.48%

Nem por um gol nem por uma Copa do Mundo! 67.29%

Eu até prometeria, mas depois esqueceria... 22.43%

Só se fosse para ser o artilheiro do campeonato 2.80%
Total de votos: 107

segunda-feira, 10 de março de 2008




Foto: Gustavo Frederico. Leblon - RJ.



A cena é real e, mais ainda, hilária!

Podemos condenar o vendedor de Matte que bebe Coca Cola na praia? Sinceramente, não.

Onde estão os gestores da marca que não definem uma estratégia de marketing na qual todos os envolvidos ganhem, de fato, algo?


Culturalmente nosso povo é o do jeitinho. As marcas são feitas de pessoas que precisam de orientação e ganhar algo mais do que um uniforme multicolorido! Será que na bomba do vendedor tem Matte Leão mesmo? Ou ele se esconde na fachada do uniforme e da identificação do consumidor para ganhar, mais uma vez, algo?


Infelizmente, ninguém ganhou. Nem a Coca, que não vai gostar de ver seu produto associado a outro, muito menos o Matte Leão, que talvez não esteja divulgando, de fato, seu produto.


Vamos aplicar na íntegra as idéias que vemos no exterior? Aplicar, adequando à realidade, é uma coisa; "deixar correr frouxo e fazer ações para inglês ver" é outra.

Mas que é engraçado, é! "Olha o Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatte!".

domingo, 9 de março de 2008

A cena já é bastante conhecida. Analisemos, pois, o desenrolar da trama...

Os aspirantes a oficiais do BOPE estão em uma aula teórica noturna sobre estratégia e o soldado 05 (André Matias) está dormindo.

Nascimento: "O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando?"
Turno: "Sim, senhor!"
Nascimento: "Vou pedir isso na prova. ...em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia..."
Auxiliar: "Senhor coordenador! O senhor 05 está dormindo."
Nascimento: "Oh, Senhor 05!"
05: "Sim, senhor!"
Nascimento: "Tenha a bondade. [Entrega a 05 uma granada e puxa o pino] Senhor 05, se o senhor deixar essa granada cair, o senhor vai explodir o turno inteiro. O senhor vai explodir os seus colegas, o senhor vai explodir os meus auxiliares, o senhor vai me explodir. O senhor vai dormir, senhor 05?
05: "Não, senhor!"
Nascimento: "Estamos todos confiando no senhor.


Definitivamente, Capitão Nascimento é um homem sábio. Tão sábio que ensina a importância da estratégia para todos aqueles aspirantes a policiais do BOPE, o supra-sumo, o creme de la creme da nossa querida, respeitada e adorada polícia carioca.
Seguindo esse exemplo de perfeita didática, lembramos, mais uma vez, e de preferência aos mais sonolentos: dormir na hora de pensar a estratégica é explosão na certa!


A
COMUNICAÇÃO NÃO PODE
SER
TÁTICA
;
DEVE
SER
ESTRATÉGICA.


E assim começamos mais uma semana... sim, senhor!!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Tudo começa com uma idéia, ou uma imposição, ou um aglomerado de informações confusas. Não se iludam! Geralmente é assim que nascem as peças publicitárias.

Planeja.
Discute.
Cria.
Envia.
Recebe.
Discute.
Xinga.
Refaz.
Envia.
Recebe.
Observa.
Resmunga.
Xinga.
Discute.
Refaz.
Envia.
Recebe.
Enlouquece.
Grita.
Xinga.
Infarta.
Sobrevive.
Discute.
Silencia.
Refaz.
Envia.
Recebe.
Respira.
Sorri.
Levanta.
E vai pra casa...

A gente sabe que esse processo de stress e cansaço mental é fruto de um ciclo vicioso. É como a política: pra dar certo, teria que começar tudo de novo, desde Adão e Eva.
Mas como isso é praticamente impossível, o jeito é aprimorar seu relacionamento com as pessoas - porque lá no fundo, bem lá no fundo, tudo é uma questão de relacionar-se com o outro.
A frase "o cliente tem sempre razão" nunca foi tão verdadeira. Discussão só traz irritação e gastrites. Certamente, em 85% dos casos, você, profissional de marketing, estará com a razão. Porém, para a vaidade, você sempre sairá como perdedor.
Já pensou como o seu jeito de encarar os fatos e, principalmente, de se portar frente ao cliente pode mudar totalmente o rumo de uma campanha? Que o cliente tem sempre razão, já sabemos. Que possuimos grande influência sobre ela, ainda precisamos descobrir.

Moral da história: nunca subestime o potencial de um tapinha nas costas...