segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Branding. De alguma maneira, tudo acaba em branding.
O texto abaixo, de 30 de setembro, publicado pela Gazeta Mercantil, é interessante. Vale o questionamento... a você, empresário; a você, profissional de marketing.

"O sucesso de marcas e empresas no negócio de consumo depende da capacidade de entregar mais valor ao consumidor final. Consumidores tomam decisões nas escolhas de produtos, marcas e lojas e comparam valor percebido das alternativas, usando razão e emoção.

Valor percebido é determinado pela relação entre atributos, preço e condições e pode ser gerado de diversas formas. É possível entregar mais por mais, como as marcas de luxo e lojas diferenciadas (Louis Vuitton, Zaffari, Zona Sul); mais por menos, como as marcas de moda rápida e posicionamento 'cheap chic' (Zara, Target, Chili Beans); menos por menos, como os operadores de desconto (Aldi, Atacadão); ou mais pelo mesmo, como lojas que vendem produtos similares com experiência e serviços diferenciados (Apple Store, Fast Shop, Onofre).

É fundamental definir a proposta de valor da marca e evitar o buraco negro da indiferenciação, que leva o conceito a entregar o mesmo pelo mesmo e, portanto, ser facilmente substituível. Ou pior, o caminho da rápida extinção do menos por mais ou menos pelo mesmo."

Sua marca entrega valor? Sim?! Qual?


Mais por mais?
Mais por menos?
Menos por menos?
Mais pelo mesmo?

Dúvida cruel...


Nenhum comentário: