segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Em artigo muito interessante publicado pela ISI Emerging Markets, em 08 de outubro de 2008, foi levantada uma questão que para nós brasileiros, marqueteiros ou não, gera curiosidade. "Country Branding". Ou marca-país.

Essa expressão evidencia todo um cuidado quanto à criação e à gestão da marca de países ou regiões. "Em outras palavras, busca-se entender a verdadeira essência de um país ou região, olhando de dentro para fora, e criar uma visão estratégica única para ser aplicada em diversos segmentos, tais como educação, indústria, comércio, turismo, cultura e diplomacia".

Alguns países e regiões já debatem o tema há bastante tempo, como é o caso do Leste Europeu, que por anos sofreu com a "cortina de ferro", dizimando sua identidade cultural. Quando se fala de Lituânia, Estônia ou Letônia, qual a percepção que nos vem à cabeça? Nenhuma!

Enfim, o tema é super interessante e merece a nossa atenção. Mas fica uma dúvida: em um país como o nosso, com tantas injustiças e desigualdades, seria justo e coerente uma marca como essa?




País de todos... será???!

Nenhum comentário: