quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Se pensarmos a estrutura básica do marketing, inevitavelmente chegaremos àqueles três conhecidos tópicos:

NECESSIDADE - DESEJO - DEMANDA

Se analisarmos um pouco mais tal estrutura, concluiremos que necessidade e desejo não são criados pelo marketing. Através de um exemplo simples, isso fica mais claro. Vejamos:


Necessidade
O homem precisa comer.

Desejo
O homem quer comer queijo.

Demanda (marketing)
O homem pode comer queijo minas frescal.

A partir disso, percebemos o marketing como uma cadeia importantíssima, sendo muito mais que um impulsionador de vendas simplesmente. Ele, na verdade, age em desejos que sequer conhecemos. Por isso, a tarefa de "fazer marketing" é extremamente difícil - requer habilidade, experiência e sensibilidade para perceber o que o consumidor deseja.

Imaginem agora o seguinte desafio: como incentivar os homens a lavar as mãos após o xixi? Hum... vamos aos três tópicos...

Necessidade
Fazer xixi.

Desejo
Fazer xixi com uma gostosa no banheiro.

Demanda




É... acho que eles conseguiram o objetivo.
Na hora de incentivar o público-alvo, um pouco de criatividade faz muito bem.

Nenhum comentário: