NECESSIDADE - DESEJO - DEMANDA
Se analisarmos um pouco mais tal estrutura, concluiremos que necessidade e desejo não são criados pelo marketing. Através de um exemplo simples, isso fica mais claro. Vejamos:
Necessidade
O homem precisa comer.
Desejo
O homem quer comer queijo.
Demanda (marketing)
O homem pode comer queijo minas frescal.
A partir disso, percebemos o marketing como uma cadeia importantíssima, sendo muito mais que um impulsionador de vendas simplesmente. Ele, na verdade, age em desejos que sequer conhecemos. Por isso, a tarefa de "fazer marketing" é extremamente difícil - requer habilidade, experiência e sensibilidade para perceber o que o consumidor deseja.
Imaginem agora o seguinte desafio: como incentivar os homens a lavar as mãos após o xixi? Hum... vamos aos três tópicos...
Necessidade
Fazer xixi.
Desejo
Fazer xixi com uma gostosa no banheiro.
Demanda

É... acho que eles conseguiram o objetivo.
Na hora de incentivar o público-alvo, um pouco de criatividade faz muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário