segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Já ouviu falar em segmentação? Superficialmente falando: quando você escolhe determinado segmento de mercado para focar sua estratégia de marketing.

Logicamente, partimos do pressuposto que uma idéia nunca atingirá toda a população da mesma maneira, uma vez que indivíduos/grupos possuem características distinas.

As principais variáveis utilizadas na segmentação de mercado, formado por compradores e vendedores que se diferem de diversas maneiras (desejos, recursos, localizações, atitudes de compra, etc), são:

*
Geográfica - exige que o mercado seja dividido em diferentes unidades geográficas: países, regiões, estados, municípios, cidades e bairros.

Demográfica - consiste na divisão em grupos com base em: idade, sexo, família, ciclo de vida familiar, renda, escolaridade, religião, raça e nacionalidade.

Psicográfica - os cosumidores são divididos considerando-se classe social, estilo de vida e características de personalidade.

Comportamental - formam-se pelo seu conhecimento, atitudes, uso ou resposta ao produto.

Pois bem, conhecendo um pouco mais sobre segmentação, perguntamos a todos: a história da Chapeuzinho Vermelho abaixo estaria exposta de maneira acertada para cada público a que se destina?

Vale o debate...


A história de Chapeuzinho Vermelho na imprensa e cada versão:

JORNAL NACIONAL (William Bonner):
'Boa noite.. Uma menina chegou a ser devorada por um Lobo na noite de ontem...'.(Fátima Bernardes):'... mas a atuação de um caçador evitou umatragédia'.

PROGRAMA DA HEBE (Hebe Camargo):
'... que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?'.

BRASIL URGENTE (Datena):
'... onde é que a gente vai parar? Cadê as Autoridades? Cadê as autoridades? !A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público!Não tem transporte público!E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!!Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.'.

REVISTA VEJA:
Lula sabia das intenções do lobo.

REVISTA CLÁUDIA:
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no Caminho.

REVISTA NOVA:
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

FOLHA DE S. PAULO:
Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'.Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador'.

O ESTADO DE S. PAULO:
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

O GLOBO:
Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente.

ZERO HORA:
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.

AGORA:
Sangue e tragédia na casa da vovó.

JORNAL SUPER NOTÍCIAS:
Lobo mastiga as tripas da chapeuzinho e lenhador destrói tripas do lobo para retirar a garota (foto ao lado da barriga do lobo com astripas pra fora).

REVISTA CARAS (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte):
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa".

PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte):
Veja o que só o lobo viu.

REVISTA ISTO É:
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador):
Lenhador mostra o machado.

SUPER INTERESSANTE:
Lobo mau! Mito ou verdade?

DISCOVERY CHANNEL:
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva esobreviver.


*
Definição das variáveis de segmentação retirada do livro Descobrindo o Marketing. Editora OPVS. Rio de Janeiro. 2008.

Nenhum comentário: