terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A upside sempre atenta ao que acontece no Brasil e no mundo. Não poderíamos, então, deixar passar um fato tão marcante na história do povo brasileiro. Mais precisamente: na história de uma fatia da população carioca, apaixonada por futebol, vascaína.

Sim, triste...

Lamentável o rebaixamento do clube da Colina. Ruim para todos: para o clube, para o torcedor, para o futebol carioca. Enfim... aconteceu... E essas coisas acontecem.

Mas o que isso tem a ver com marketing? Tudo!

Já ouviram falar em CVP? Ciclo de Vida do Produto. Pois vamos relembrar: A CVP analisa um determinado produto e sua posição no mercado concorrente. Ele pode estar na época do lançamento, do crescimento, da manutenção, ou do declínio.

Obviamente, introdução é o momento em que o produto é lançado no mercado, contando com um esforço grande para divulgá-lo, tornando-o conhecido.

O período de crescimento tem como principais objetivos: o aumento da participação de mercado e o fortalecimento da posição competitiva. Por conta disso, observam-se esforços para aumentar a distribuição, buscar novos consumidores e aperfeiçoar a qualidade.

A fase da maturidade, marcada por um aumento significativo da concorrência, busca a maximização dos lucros e a defesa da participação de mercado conquistada. Algumas ações podem ser notadas, como a diversificação de marcas e modelos, a adequação de preço x concorrência, o aumento da promoção de vendas, etc.

O período de declínio, por sua vez, tem como metas principais a redução de preço, a seleção da distribuição, a redução da comunicação/promoção, etc. Na verdade, busca-se a redução dos gastos e a otimização dos ganhos.

E o Vasco? E o Vasco na CVP?



Pois é... deve ser unânime: o Vasco atravessa o declínio. E de tanto declinar, afundou na 2ª divisão do campeonato brasileiro.

Agora é a hora de um reposicionamento, de selecionar muito bem o elenco para o ano 2009, de cortar os gastos desnecessários (os jogadores too much expensive). Agora é hora de sair de cena ou de levantar a poeira, características da fase de declínio.

O que aconteceu ao Vasco pode acontecer com qualquer um: a você, profissional (em sua carreira); a você, empresário (em seus negócios).

Analisem sempre a CVP! Em qual período vocês estão encaixados?

Nenhum comentário: